Evernote – seu novo arquivo de tudo

evernote.jpg

“Onde foi que eu guardei aquele endereço?” “Qual era mesmo o nome daquela pessoa?” “Onde é que estava aquela foto?”

O Evernote quer que você responda à todas essas perguntas, e praticamente todas as outras, com “Ah, está no Evernote”.

Ele foi criado com o intuito de ser um repositório de tudo. Ou seja, tudo o que você tem que pode ter alguma no futuro, você armazena no Evernote. Quando você precisar, basta você entrar no Evernote e pegar essa informação de volta.

Na teoria, parece muito fácil. Mas o que diferencia o Evernote de simplesmente anotar algo no papel, ou mandar um e-mail para si mesmo?

Adicionar algo que você vê no computador não poderia ser mais fácil: Ele possui uma ferramenta Web em que basta clicar em um botão, e você consegue enviar qualquer coisa que desejar para dentro do Evernote para consultar depois. Você até pode selecionar um pedaço de texto específico para lembrar.

lifebox-evernote.jpg
Basta selecionar um texto e clicar em um botão do evernote no seu navegador..

evernote-clipped.jpg
E as informações já estão disponíveis no seu Evernote

Além disso, você pode mandar notas por e-mail ou até buscar informações do seu computador se você instalar o client deles.

OK. O problema de armazenas todas as suas coisas importantes parece estar resolvido. Mas como fazer para encontrar o que você precisa no meio dessa bagunça?

Além de possuir “tags”, como o Gmail, o Evernote possui “subtags”.

Imagine que você tem 2 clientes, “X” e “Y”, e para cada informação relacionada à um deles você adiciona a tag correspondente. Para procurar pelas informações relacionadas à eles no Gmail, você é obrigado a procurar por “X” e por “Y”.  Já no Evernote, você poderia colocar as duas tags como filha de uma tag “Clientes”, e procurar por clientes.

Além disso, o Evernote também faz busca de texto em imagens, e consegue distinguir inclusive textos escritos à mão!!

Por exemplo, se eu procurar por “Competence” em um artigo que eu tenho no meu Evernote, além de ele exibir as buscas do texto, ele também exibe o rótulo no gráfico, que é uma imagem. O Gmail e outros serviços jamais encontrariam isso, caso a única ocorrência fosse na imagem.

evernote-image-search.jpg

Por enquanto, o Evernote ainda está em private beta. Ou seja, você tem que se inscrever e esperar que eles te convidem para poder usar o serviço.

No entanto, eu tenho alguns “convites” que eu recebi. Se você quiser conhecer o serviço, deixe um comentário e eu mando um convite para você.

5 comments so far

  1. UltraG on

    I ae Marcos! Eu quero experimentar!

    vlw

  2. Toledo on

    Convidado!

    Abraços,

  3. Daniel on

    Parece interessante, pode me enviar um convite?

  4. luisimperator on

    se puder me enviar um convite, amigo.
    luis.imperator@gmail.com

  5. Mercedes on

    Ah esse eu também quero experimentar! , por favor!


Deixe um comentário

