Final Fantasy VII

logo.jpg

O que há de tão especial com Final Fantasy VII?

Por que é que FF VII está à venda no Mercado Livre por R$ 250,00 e o FF VIII, que veio depois, por apenas R$ 40,00? E FF XII, o último para Playstation 2, apenas R$ 90,00?

ff7-mercado-livre.jpg

É difícil de explicar. Final Fantasy VII é … uma obra prima. No sentido artístico de obra.

Se eu tivesse que ficar com 1, apenas 1 jogo para escolher como “melhor jogo”, que “mudou minha vida”, seria esse. Dentre Metal Gear Solid, Castlevania Symphony of the Night, Oblivion, Zelda Ocarina of Time, Super Mario World, Chrono Trigger.. enfim, existem muitos jogos que são mais do que simples jogos. Para mim, o ápice máximo disso é Final Fantasy VII.

fotofinalfantasyvii.jpg

Eu não venderia o meu FF VII, Original e lindo, nem por R$ 500,00. Nem por R$ 1.000,00

Por quê?

Meu Final Fantasy VII - Frente

O que há de tão especial nele? Por que essa legião de fãs que nenhum outro Final Fantasy conseguiu criar com a mesma intensidade?

Um jogo pode ser considerado arte?

Prefiro responder com uma pergunta antagônica. Por que não? Pinturas podem ser consideradas arte. Músicas podem ser conderadas arte. Filmes podem ser considerados arte. Por que não a união entre a beleza estética da pintura, a harmonia e emoção da música e a reflexão profunda do enredo do filme, em algo que une interatividade e desafio, e que dura mais do que 30 horas?

A primeira vez que eu joguei Final Fantasy VII, eu demorei 32 horas de jogo. Em apenas 3 dias corridos.

Na segunda vez, eu demorei mais do que 100h. O tempo ficou bugado no 99:99. Eu fiz um spawn de outra materia “Knights of the Round”. Tudo isso com o maior prazer.

A fórmula do sucesso não pode ser repetida, mas pode ser estudada.

  • Inovação: Final Fantasy VII foi o primeiro jogo da série em 3D. Foi também um dos primeiros jogos para o Playstation a usar cenas pré-renderizadas durante o jogo, o que permitia adicionar uma imersão que não era comum nos outros jogos.fotofinalfantasyvii-inov.jpg
  • Beleza: Final Fantasy VII é um jogo lindo. Das cenas pré-renderizadas, aos cenários pré-renderizados, a cada fio de lifestream voando por Nibleheim, o jogo trouxe uma beleza que não tem par, ainda hoje.nanaki.jpg
  • Capricho: Final Fantasy VII passa a imagem de jogo feito “sem pressa”. Sabe aquele cara que termina de lustrar o carro, aí sai… aí volta, dá mais uma esfregadinha, sai… volta, e faz isso pelas próximas 9 horas? Parece que o jogo foi criado assim. Para cada detalhe da aventura, os mini-games do Gold Saucer e os diversos outros, os Weapon Ruby e Emerald, as maneiras de pegar a última arma e o último limit break de cada personagem.. em inglês existe uma palavra para isso: “polish”.emerald.jpg
  • Enredo: Eu posso não ser um leitor assíduo de livros de ficção, mas eu já li muitos livros, principalmente os mais famosos. Já joguei inúmeros RPGs. E nunca encontrei a harmonia que existe no enredo de Final Fantasy VII. Desde a morte da Aeris no final do CD 1, até a visita ao pai do Red XIII, até a Meteor.. tudo é confuso, mas ao mesmo tempo coerente e se encaixa perfeitamente, sem ser óbvio. Qual originalidade parece semelhante em outro game?aeris.jpg
  • Personagens: Ah, Sephiroth. Poucos games conseguiram criar uma lenda da forma como Final Fantasy VII criou Sephiroth. Quem era o antagonista de Final Fantasy VIII mesmo? XIX? X? …adicione isso às entrelinhas complexas do enredo, Jenova, “One Winged Angel” e já temos uma obra prima por si só. Mas não pára por aí. O Cloud também foi um marco no desenho de personagem, como Vincent, até personagens mais secundários como os Turks.sephiroth_3.jpg
    Eu tinha que colocar essa foto clássica
  • Jogabilidade: O sistema de mágicas através de “Matérias” pode ser considerado o mais inovador/divertido/desafiador já criado até hoje por muitos. Certamente, só consigo pensar em outros sistemas tão inovadores quanto em outros Final Fantasies, mas acho que o VII alcançou também o ápice nesse quesito.

É inconcebível imaginar que alguém consiga unir tanta perfeição em um só jogo. Mas foi isso que a squaresoft conseguiu fazer com Final Fantasy VII em 1997.

Olhando na parte de trás do meu CD, eu leio a citação:

Meu Final Fantasy VII - Costas

…quite possibly the greates game ever made.” – GameFan Magazine

Já estamos em 2008. E para mim, assim como para muitos, a afirmação permanece verdadeira.

5 comments so far

  1. UltraG on

    O jogo é realmente fantástico! O melhor dos cyberpunks!

  2. wellington on

    cara.. final fantasy VII é foda e pronto acabou sauhsauhsauhsa…

    muito boa a matéria ;]

  3. emanuel on

    eu qria pabenizar quem e fan deste jogo apesar de nao ser tao bem feito
    mas tenho uma duvida como pegar o malvado ultimo persoinagem?

  4. Renato Corrêa on

    Estou eu aqui a ler a máteria e escutando a musica de cosmo canyon, a musica tema do Cid … Esse jogo irá ficar na minha memoria pra sempre, como o melhor jogo de rpg que joguei … E se nao for o melhor de todos os jogos que joguei, esta entre os tres primeiros !! Seu enredo, personagens, sistema de batalha, tudo é perfeito ! Já zerei esse jogo mais de 10 vezes e nunca me canso de joga-lo! (claro que dou um tempo neh) Quando fechei a primeira vez, estava tão conectado à história do jogo que até me emocionei com a morte da Aeris … Espero que um dia façam uma versao para um game com qualidade grafica melhor …

    Flws !

  5. wil metaleiro on

    muito boa a materia !eu li pois nao tinha jogado o ff 7 em portugues ainda,baixei hoje e comecei a jogar,to ainda na parte da midgar zollom,mas nao tinha jogado por que o jogo por que achei que nao ia me empolgar pois a 5 anos atras ,eu acho,zerei ele masis de 6 vezes o jogo em ingles,e aate hoje me prende e me espanta cada vez mais o jogo,desde a trilha ate sistemas batalhas materia emfim tudo,mas o que mas me chama a tençao e porque ff 7 e tao bom de jogar,e dificil responder,mesmo com todos esses textos ai em cima nao achei a resposta,jogo maravbilhoso mesmo!


Deixe um comentário

