Rodando MySQL no Windows Vista

Eu estou tendo uma relação de amor e ódio com o Windows Vista.

Mais uma parte do ódio aconteceu esses dias. Instalei o server MySQL no meu notebook e, na hora de rodar a ferramenta de configuração do servidor, recebi a seguinte mensagem:

“Falha na inicialização do aplicativo devido à uma configuração lado a lado incorreta. Consulte o log de eventos do aplicativo para obter mais informações”

mysql1.jpg

É claro que a mensagem não é nada explicativa. O que é configuração lado a lado??

Enfim, para resolver o problema, siga os seguintes passos:

Faça o download do Resource Hacker, uma ferramenta que serve para extrair e editar recursos em programas executáveis.

No Resource Hacker, abra o aplicativo MySQLInstanceConfig.exe no caminho C:\Arquivos de Programas\MySQL\MySQL Server 5.0\bin

Uma vez no Resource Hacker com o arquivo aberto, vá até a pasta 24, depois na pasta 1, depois na configuração 1033.

reshack1.jpg

Apague todo o conteúdo do XML ao lado e clique em “Compile Script”

Agora é só clicar em “Salvar” e sobreescrever o arquivo original. Tenha certeza de que você tem permissões para fazer isso antes de prosseguir.

Pronto. Basta abrir o executável novamente para que o Configurador abra sem problemas.

mysqlconfigwizard.jpg

80 comments so far

  1. jean on

    Seguinte, executei as intruções conforme o orientado porém persistiu o problema, o meu vista é home basic!!!! Tem mais algum outro procedimento? Pq Eu mando compilar script e logo em seguida eu vou no local indicado para configurar porém apresenta a mesma mensagem e quando acesso novamente o software hacker e acesso a passata 24 ele está com o mesmo script!!! Logo após deletar e executar o script eu salvo em algum diretório?

    Ats

  2. Roberto on

    Cara vc me salvou sua dica funcionou perfeitamente, se fizer certinho como ta no tutorial ai funfa legal 🙂 Obrigado.

  3. Dui on

    @jean
    Ae Jean, tudo bem?

    Depois de compilar o script é preciso sobreescrever o arquivo original através do botão salvar 🙂

    Deveria ter deixado esse passo explícito no post. Vou corrigir.

    Se você continuar tendo dificuldades, deixe um comment!

  4. Dui on

    @Roberto

    Oi Roberto!

    Estou grato por ter ajudado alguém! 🙂

    Abraços!
    Dui

  5. Jonei on

    Muito bom o artigo!
    fácil e objetivo!
    Parabéns!!!

  6. mtoledo on

    Obrigado!

  7. bruno on

    Segui os comandos e depois de compilar o script já em branco, é mostrada uma mensagem dizendo que não posso salvar o arquivo com o mesmo nome…
    “cannot rename original file.Saving cancelled.”
    q ki se faz depois disso???

  8. mtoledo on

    Oi Bruno,

    Verifique se você está rodando o Resource Hacker com privilégios de administrador.

    Me avise se o erro persistir.

    Abraços,

  9. bruno on

    parcero,
    teve a manha mesmo…
    tudo certin jah com o programa…
    vlw a boa vontade ai hein ajudar a galera…
    abraço

  10. Dui on

    Fico feliz em ter ajudado! 🙂

    Abraços, e bons códigos!

  11. miwi on

    Cara, VALEU!
    Realmente, sinto-me como você, numa relação de amor e ódio com o Vista… o maldito simplesmente não é amigo dos desenvolvedores!

  12. Eric on

    Perfeito!
    Mais um na lista Amor/Ódio aueaueh

    Estou gostando muito do Vista, mas como o amigo acima citou, quando o desenvolvedor precisa instalar/configurar algo… hehehe

    Mas é isso… vlw mesmo Dui!! ;D

    Abraços,

  13. Gabriel on

    Eae velho! blz??

    complementando a sua dica, nao precisa apagar tudo, soh trocar a linha:

    para

    Compilar, salvar e correr pro abraco! 😀

  14. Marcos Toledo on

    Oi Gabriel! Tudo bem?

    Acho que suas tags não sairam no seu comment, o wordpress engoliu seus htmls 😦

    De qualquer forma, eu vi em outro site a dica que você deu. mas acho que você vai ter que postá-la usando < e > em vez de tags 🙂

    []s

  15. Eugênio Marietti on

    Valew, cara!

    Funcionou perfeitamente!

    []’s

  16. Flaviana on

    Olá, obrigada pelas dicas!!
    Consegui instalar o MySQL aqui!
    Valeuuu

  17. Kellynha on

    Muito bom o artigo!!!

    Me ajudou muito!

    Concordo com o miwi, o vista não é muito amigo dos desenvolvedores!!

    Bjos a todos

  18. mEsteves on

    Show, ajudou muito. No vista cada passo simples torna-se uma aventura. Obrigado.

  19. Denis on

    Instalei o MySQL 5.051a no meu Vista Business. Corrigi o pau do Instance Configuration, com o ResHacker, e concluí todos os passos.

    Mas o serviço não sobe. Dá o erro:
    O Windows não pode iniciar o serviço MySQL em Computador local.
    Erro 1067: O processo foi finalizado de forma inesperada.

    Alguém já experimentou isso?

  20. cleiber on

    kara valeu mesmo, funcionou direitinho conforme vc indicou.

  21. Daniel Reis on

    Perfeita a dica… Obrigado>!

  22. Fabio Araujo on

    Cara valeu mesmo! estava me matando pra resolver isso… agora foi…

  23. Giuliano on

    Bom dia

    tenho um sistema que rodava bam em windows XP e precisei trocar o pc e veio com o vista business o mysql 4.1. e o sistema abriu enquanto não tinha os dado nem havia rede, quando reinicia o pc o mysql não abre dava tela azul.
    a sinaleira fica vermelho e achei sua recomendações e fiz. só que funcionou apenas por um momento. depois voltou a dar erro e desligar o pc dando tela azul.

  24. Ricardo on

    Blz … fiz o procedimento e funcionou normalmente !!! parabéns pela dica !!!

  25. ernane on

    Caracas,

    ou valeu demais, tava muito feliz com o vista porem quando instalei o MYSQL, eu tive a vontade de quebrar meu note, porem voce reverteu isso cara muito obrigado, e continue nos ajudando.

  26. Hans on

    Olá,

    Instalei o MySql 5, executei o wizard de configuração. Foi criado a exceção no Firewall do Windows Vista, para permitir a utilização da porta 3306. Mas quando tento iniciar o banco recebo a mensagem: Erro 2003, não é possível conectar ao servidor my sql em localhost 10061. Utilizo o Windows Vista Ultimate 32 bits, utilizei a instalação para plataforma x86. Se alguém puder ajudar….De toda forma obrigado.

  27. Guilherme on

    Caro amigo, tenho um programa aqui e esta dando problema com meu windows…
    é no setup.exe do flight simulator x, da a mesma mensagem do seu MySQL, gostaria q desse uma olhada na mensagem q tem nestas mesmas pastas q vc mostrou:

    Flight Simulator X

    então???
    tem algo q posso fazer???

  28. Guilherme on

    (!Flight Simulator X

    )

  29. Guilherme on

    não consigo colocar aki o q estava escrito :/
    e não tem como hospedar imagem :/

  30. Lorena on

    Bom dia!

    Estou com esse problema de erro na configuração lado a lado para abrir vários arquivos no meu computador. Se eu seguir esses passos com outros arquivos, que nao o MYSQL, o procedimento seria o mesmo?

    Obrigada,

  31. Lorena on

    Bom dia novamente,
    tentei fazer o mesmo com o programa windows live messenger mas nao foi possivel porque aparece a seguinte mensagem:

    este aplicativo não pôde ser iniciado porque não foi encontrado MSVCR80.dll. A reinstalação do aplicativo pode corrigir o problema.

    Como reinstalar esse aplicativo? Qualquer ajuda seria o máximo.

  32. Cláudio on

    Olá meu Vista diz que este caminho não existe, ha algum problema com ele?

  33. Cláudio on

    Opa, meu problema eh no programa Skipe alguém sabe como resolver?

  34. eu on

    ok…soh q meu problema ehh o msm soh q com o msn….dah o msmo erro, soh q num eh com MySQL…. O q eu devo fazer??? por favor alguem

  35. Douglas on

    Certo. Bem funcional, já usei 2 vezes.
    Funciona. Valeu.

  36. Ricarte jr on

    Opa, funcionou direitinho. Muito obrigado!

  37. Pedro on

    instalei o MYSQL no meu pc comecei aconfigurar mas deu me sempre erro 10061, jà tentei reparar com o Resource Hacker, mas néao sei qual o arquivo original algum me pode dizer qual è e como resolver a permição de administrador;

  38. Vinícius on

    Cara, Muito Obrigado!
    Seu tutorial solucionou meu problema!
    Graças a ele vou poder fazer minha monografia utilizando o Mysql!

    BUNITO DIMAIS!

  39. Nilton on

    Cara meu problema é que este resouse hacker não abre arquivos do vista 64 bits, tem alguma solução??

  40. Marluce on

    Não consigo entrar no msn nem usar o adobe reader, o que eu faço?

    toda vez que tento usar o msn ou o adobe aparece a mensagem “Falha na inicialização do aplicativo devido a configuração lado a lado incorreta. Consulte o log de eventos do aplicativo para obter mais informações”. Já baixei 5 programas para resolver erros do computador, usei um programa online que varre o computador procurando vírus usando 20 antivirus diferentes, e nada…… todos os erros reparados, nenhum virus…… o q eu faço agora??

  41. daniel on

    Ola. no meu deu esse erro só que foi num programa chamado celestia e eu não sei como executar pensei que fosse lado a lado do papel de parede kk , sei la mas vi q não era. era do programa C:/program files/celestia/celestia.exe me ajudem por favor. obrigado .
    windows vista placa onboard

  42. JuliOtavio on

    Tive o mesmo problema para isntalar o MYSQL no vista e na primeira tentativa foi solucionado. Valeu pelo tutorial.

  43. Hugo on

    Por Favor cara me ajude estou com um programa aque chamado decrypter e elle da a msm coisa que o MYSQL maiis qndo faço a mudança lah igual ao exemplo eu salvo o programa e dpois da um erro fallando que o programa nao foi encontrado.. ;s
    Lembrando que esse meu programa ele naum eh instalado elle eh igual ao Resource Hacker,
    Desde jah Agradeço..!!!

  44. Betânia Almeida on

    Engraçado… o problema é o mesmo, porém o motivo é outro… recebo esta mensagem quando tento acessar um aplicativo que salvei no meu HD externo… será que posso usar a mesma solução?
    Obrigada

  45. Yure on

    TESTADO COM O MYSQL 5.1.39!!!

    A P R O V A D O!!!!

    OBRIGADO!!!!

  46. Otavio on

    Boa tarde.

    Instalei o MySQL 5.1 no Vista mas não consigo ativa-lo. Quando clico em “Start” (no MySQL Server Instance Configuration) é exibida a mensagem: “Could not start the service MySQL”.

    Alguem já passou por isso e pode me ajudar?

    Grato.

    • Lindomar on

      Estou com o mesmo problema mesmo tendo executado os passos do Hacker que o Dui orientou. Como resolvo esse problema?

      Abraço.

  47. paula on

    como eu fasso o download pelo amr de deus ?

  48. Adolfo on

    Blz. Tive o mesmo problema no Win 7 e a solução também funcionou.
    Valeu.

  49. dos santos on

    Valeu funcionou tambem no 7

  50. juliana on

    como se faz o download?

  51. Itallo on

    E no caso de quem usa Easy-PHP, que já vem com o mysql integrado?

  52. Gilkraft on

    Funcionou garoto!
    Valeu! Mandou bem!

  53. Vinicio on

    Instalei autocad 2009. Mas quando vou inicia-lo aparece a falha “falha na inicialização do aplicativo devido à configuração lado a lado incorreta.
    Gostaria de saber se é mesmo procedimento ou se há algo diferente.

  54. Viny on

    Instalei o autocad 2009. Mas quando vou abrir o programa, ele não inicia, aparece a falha “Falha na inicialização do aplicativo devido à configuração lado a lado incorreta”
    Gopstaria de saber se alguem pode me dá uma força?
    Ah, meu S.O.(sistema operacional) é o Windows 7 Utimate

  55. Régis on

    olá pessoal segui exatamente as instruçoes mas depois de feito todo o procedimento ainda aparece uma mensagem que diz assim ….. (( este aplicativo não pode ser iniciado porque não foi encontrado MSVCR80.dll. a reinstalação do aplicativo pode corrigir o problema.

    o que faço agora ???

  56. Régis on

    estou tentando rodar o editor do Footbaal manager 2009…presumi que fosse o mesmo procedimento mas depois aparece está mensagem descrita a cima…

  57. rairo on

    velho tu me ajudou pra kcete aqui tava agarrado nesse esquema há um tempão, vlw mesmo.

    Vou até colocar isso no meu blog… tks man.

  58. Pedro Queiroz on

    Cara… valeu. Valeu mesmo… nota 10

  59. Alisson Rodrigues on

    Socorrooo, cara recebo essa mesma mensagem qndo tento abrir o Messenger, “Falha na inicialização do aplicativo devido à uma configuração lado a lado incorreta. Consulte o log de eventos do aplicativo para obter mais informações”…
    sabes o que devo fazer? ja desisntalei e instalei o programa denovo e nada… ja to deseperado, por favor me ajuda ae, vlw… grato!

    • MARIA LOPES on

      Socorrooo, cara recebo essa mesma mensagem qndo tento abrir o Messenger, “Falha na inicialização do aplicativo devido à uma configuração lado a lado incorreta. Consulte o log de eventos do aplicativo para obter mais informações”…
      sabes o que devo fazer? me ajuda ae, vlw… grato!

  60. Antero on

    Meu amigo, boa tarde.
    descobri seu tutorial justamente a respeito do problema que estou tendo pra abrir o messenger no meu vista ultimate
    Quando eu tento abrir o messenger vem aquela mensagem de falha na inicialização devido a configuração lado a lado incorreta. consulte o log de eventos do aplicativo.
    Tô ficando doido, baixei aquele programa que v. falou no inicio, só que como não domino tão bem o computador, não consegui resolver.
    Por favor, será que poderia me auxiliar?? poste um passo a passo tipo pra iniciante no meu e-mail.
    lhe agreço muito por ajudar.
    Antero

  61. UROC on

    não tem a pasta Mysql

    não achei me ajuda

  62. Wellington on

    Muito Obrigado me ajudou muito a resolver meu problema.

    como dizia um professor da faculdade. “Isso é a maravilha da informática”

    Parabéns

  63. diogo on

    E se eu tiver o mesmo probelma com o messenger? da para resolver assim? ou perciso de reinstalar o framewrok?

  64. ruben on

    Tambem estou a ter esse problema ruim no meu computador, ja executei todos os paços possiveis, ja instalei e reinstalei o msn, ja baixei o programa aqui colocado ja fiz todos os paços mas na hora diz-me que nao é possivel guardar, por favor alguem me dé uma ajudinha 😦

  65. ruben on

    Consegui mas agora me diz que falta um tal MSVCR90.dll
    😦

  66. ruben on

    Ja consegui resolter mas diz-me agora assim:
    ” Não foi possível localizar o ordinal 2345 na biblioteca de hiperligação dinaâmica COMCTL32.dll.”
    ja baixei essa extenção de aplicação so nao sei onde mete-la me dao uma ajudinha?
    ;(

  67. ruben on

    desculpem nao é 2345
    mas sim 345

  68. Igor on

    Obrigado, amigo. Estava tendo esse problema e foi fácil solucionar com essa dica.

  69. Marco on

    Pessoa AJUDEM AI PFFF
    VEJAM O ERRO QUE MEU MSN DA
    :C:\Program Files\Windows Live\Messenger\msnmsgr.exe
    Não foi possível inciar a aplicação porque a configuração lado-a-lado está incorrecta.
    Consulte o registo de eventos da aplicação para mais detalhes.~
    PODEM ME AJUDA PLZZZZZ

  70. Natacha on

    Por favor eu to desesperada me ajuda! Meu msn deixou de dar sem razao e apareceu esse racado ai! E eu fui e baixei o q vc escreveu ai…mas no meu nao tem pasta 24 so tem ate À pasta Version Info! Porque a pasta 24 nao existe?

  71. Michel on

    Kra eu sei q parece meio besta mais oq e “XML’ ? se poder me responder ficarei mt agradecido

  72. gabriel on

    vlw cara cara….vc é fera!!!

  73. olivio jr. on

    estou entrando no universo mysql. já instalei o mesmo no meu pc, e como to no inicio do curso estou manejando o mysql front 2.5.
    só que quando tento entrar no programa aparece o erro 1130.conection failed. alguem por favor mande pro meu e-mail oliviojunior.junior@bol.com.br, a resposta pra meu problema. há meu windows é xp.
    desde já agradeço a atenção dispensada fiquem com DEUS.

  74. charles on

    nossa fui formatei meu pc e instalei o win 7 e deu esse erro e nunca aconteceu isso estranho , ae instalei o win 8 e deu o mesmo problema , so que com sua ajuda consegui rodar o ableton live.. obrigado

    • charles on

      depois que fiz os procedimentos agora começa a dizer que estár falantaldo dll , vc baixa e coloca na pasta ae diz q falta outra dll e assim vai , o que pode ser isso , acabei de formatar o pc é a segunda vez q acontece isso ..

      • Aaron Toschi on

        Charles, fiz o procedimento pra rodar o ableton e deu essa mensagem de falta da dll… o que será que é ? descobriu algo ? vlw

  75. JOicy on

    Boa tarde, utilizo o windows 7 Home Basic, e ele com falha na inicialização de TODOS os aplicativos, ou seja, so navega no Explorer, está “sem” antiviris, pois o instalado não executa, quanto a esses passos não deu certo nem o 1º que é a instalação do programa (confirme citado: ele não executa)
    Não sei o que fazer…
    PS; Ele começou a aparecer isso depois da blue screen….

  76. lurdes armando mahita on

    Boa tarde, sou nova na area, e instalmo msql, no windows 8 gostaria de saber depois de instalar qual e o passo a seguir para comecar a introduzir dados. Aguardo a resposta


Deixe um comentário

