Suporte Sony Vaio ..só por telefone.

sony_tz11_1.jpg

Já está até parecendo “Blog do procon” né? Bom, vamos lá.

Tive um problema com meu Sony Vaio.  Mas para explicar o problema, preciso primeiro explicar uns detalhes sobre a “partição de recuperação”.

O disco do notebook é particionado em dois, uma partição principal “C:” e uma “partição de recuperação”, que fica no “G:”

Essa partição de recuperação contém todas as informações necessárias para você recuperar seu computador caso alguma coisa aconteça com seu Windows Vista. Dessa forma, eles não precisam te dar um DVD do Windows Vista, e nem perder tempo/dinheiro gravando um DVD de  recuperação. Eles ocupam o espaço do seu HD, aproximadamente 7 GB, para que eles não tenham que te dar nenhum DVD. Se você quiser, você mesmo tem que entrar na parte de suporte e gravar seu DVD de recuperação à partir da imagem da sua partição de recuperação.  E se for gravar um DVD, é você quem banca também.

Uma vez em posse do DVD de recuperação você então pode optar por apagar a partição de segurança, se preferir, e finalmente ter o acesso aos 100% do armazenamento do seu HD pelo qual você pagou (que não é 100%, já que 160GB na verdade tem 154GB e …bom, enfim).

Então, vamos ao problema:

Minha partição de recuperação era exibida quando eu entrava na tela “Meu Computador” na unidade “G:”.  Depois da primeira vez que eu coloquei um pen-drive na máquina, a unidade do pen-drive virou o “G:”.

E a partição de recuperação desapareceu!

Mesmo tirando o pen-drive, reiniciando, etc, a partição não aparece mais.

No diskmanager, a partição aparece disponível, mas não aparece mais a opção de “definir uma letra de drive para a unidade” como aparece para os outros dispositivos.

Resumindo, desapareceu para sempre.

Entrei no site da sony para mandar um e-mail para eles à respeito do problema. Não queria ligar para não gastar dinheiro com telefone (eles não têm 0800) para resolver um problema que não é culpa minha.

Preenchi esse formulário aqui. Ainda por cima, para conseguir suporte, tive que aceitar os termos de privacidade deles que impõem que você receba emails com propaganda da Sony e empresas parceiras.

Citando do site:

“Os dados pessoais fornecidos nesta página e outros meios (“Dados Pessoais”) poderão ser usados pela Sony América Latina Inc e outras empresas do grupo Sony para informar sobre ofertas, entregas de produtos e serviços, assim como para fins de marketing descritos nos termos de venda e/ou relacionados com a sua transação” 

Enviei um e-mail e recebi uma confirmação de que receberia uma resposta em até 72h.

2 dias depois, recebi minha resposta:

“Agradecemos o contato com a Sony .

Para obter informações, suporte ou aquisições de produtos da linha Sony Vaio, solicitamos que entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3677-1080 de 2ª a 6ª feiras das 8h as 20h, onde um de nossos agentes poderá auxiliá-lo.” 

Resumindo: Para conseguir suporte na Sony, só por telefone! E no horário comercial! E pagando!

Para receber um e-mail desse, eu não precisava ter perdido meu tempo descrevendo todo o problema naquele formulário. Se eu quisesse ligar para o suporte, teria ligado quando vi o número no topo do formulário.

Ah, mais um detalhe: o primeiro e-mail marketing da Sony… eu já recebi.

14 comments so far

  1. Paulo on

    Infelizmente… Você não é o único a passar por problemas deste tipo [a respeito da partição com o backup do Vista].

    A coisa de alguns meses, meu pai comprou um note HP com o mesmo problema [ou seja não continha a mídia original do vista], ficando a cargo do usuário criá-la.

    No mesmo dia devolvemos o produto, alegando que o mesmo estava incompleto.

    Quando comprei meu note Dell Latitude 120L [a coisa de 1 ano], já tinha noção do que procurava.

    Vários de meus clientes e amigos, possuiam o mesmo, e pude constatar que este chegava as mãos do cliente final com as devidas mídias [discos] contendo drivers, e o próprio OS em condição de atualizado até o momento da compra.

    Gostei do que ví, mesmo lendo uma nota no jornal Estadão, onde sem assinatura do redator, entre comparações dos notes da época, diziam muitos males a respeito do modelo 120L.

    Não me arrependí de comprá-lo, já formatei logo de cara quando chegou, afim de testar se tudo estava correto, e não tive problemas [mesmo ao testar o windows vista nele].

    Quando possível, procure ter acesso a todos os meios para se informar a respeito de sua compra, converse com pessoas que possuem o produto, site oficial e/ou se possível visite a assistência técnica para tirar dúvidas antes de comprar [pergunte tudo diretamente a um técnico].

    Evite conversar com vendedores, e atentendentes de sites de vendas on-line, pois os mesmos nunca serão capazes de lhe informar com precisão.

    Felicidades com seu Note Novo, ele é muito bonito e funcional !!!

  2. Dui on

    Oi Paulo,

    Excelentes dicas! Muito obrigado!

  3. Tadeu on

    Meu vaio veio também sem o bendito DVD. E por um problema semelhante fiquei sem a partição e central vaio de recuperação (só vou escrever em maiúsculo quando a sony deixar de nos tratar como quinto-mundo.)Ja tinha escrito pra Microsoft querendo comprar uma cópia (e não uma licença) e eis aresposta: Obrigada por contatar o atendimento Microsoft Online.

    “Em atençao e-mail e conforme já esclarecido anteriormente, voltamos a repetir que a Microsoft Brasil não disponibiliza mídias OEM para abastecimento, pois isto deve ser feito pelo integrador (fabricante do equipamento) que deve fornecer ao usuário final, um CD de instalação, um CD de restauração do sistema ou o conteúdo da instalação no HD.
    Por isso, orientamos que contate a Sony Brasil para solicitação do CD de instalação ou de suporte para que configurem/disponibilizem o “Centro de Recuperação Sony” no seu sistema.
    Na Microsoft trabalhamos para a satisfação dos nossos clientes e parceiros de negócios, este canal está sempre à sua disposição para esclarecimento de informações, sugestões ou reclamações.”

    E a sony respondeu: primeiro email: “Sua pergunta é muito importante para nós e a responderemos em até 72 horas. ”
    Segundo email “Agradecemos o contato com a Sony.

    Para obter informações/suporte sobre a linha Sony Vaio ou aquisições de produtos, solicitamos que entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3677-1080 de 2ª a 6ª feiras das 8h as 20h, onde um de nossos agentes poderá auxiliá-lo.

    Ficamos à disposição.

    Atenciosamente,

    Tathiana Pereira”

    Comprovado: a sony não atende por email. Devo pagar interurbano?
    Gostei muito da sua reflexão sobre o uso do nosso computador para guardar a OEM deles…. Será que gostei?
    Sabe como resolvi esse imbroglio burocratico empresarial: voltei ao vendedor e ele gravou o DVD de recuperação (são 2 dvds) de um outro vaio virgem que ele tinha lá.
    sony, microsoft…. argh!!!!

  4. Seth-18 on

    A Sony encontro uma manera muinto afetiva de mandar para o cliente a copia de seguranza do OS, y a explicacao do porque vem gravado no propio HD e muinto complencivel.
    Cuando mandavao o dvd do XP, nem sempre llegava ao cliente, no caso da sony style (loja oficial de produtos Sony) eles sempre mandavao os discos, mas en lojas de revenda cuase nunca entregaban.
    A Sony resolveu entao idear un sistema de gravacao para que o usuario tenha como gravar a copia de seguranca (recomendado ate 2 pares de copias) segundo a ley de softwere.
    E muinto ilogico pensar em que uma particao de 7GB vai fazer alguma diferenza para un HD de 160GB o 200GB dependendo do modelo.
    Agora, alguem vai ocupar o HD a tal ponto de utilizar 153 GB? Quem usar toda ese capacidade con certeza vai instalar outro HD o utilizar un disco externo. Ligar para o suporte nao faz mal, consultar no 11-3677-1080 pelo 0800-xxx-7669

    Espero que les seja util Atte: seth-18 Analista

  5. Paulo on

    estou com um celular w580i na mão, quebrado e ainda na garantia quero saber como vcs podem me atender pq pelo telefone ninguem atende, não quero precisar ir ao PROCON mas tbm não sairei no prejuiso de R$ 700,00, por favor entrem em contato o mais rapido possivel ra melhorar a minha vida e a de vocês

  6. Rafa on

    Olá. Agradeço todos os comentários deste fórum. Estou com o mesmo problema com minha unidade de restauração.
    Alguém poderia me informar,por favor, como faço para gravar esta unidade de recuperção em 2 DVDs e depois utilizá-los para reinstalar meu windows vista original?
    Estou na burocracia do contato com a vaio até agora.
    Preciso MUITO realizar a restauração do estado original do meu notebook!!!
    Desde já agradeço muito toda colaboração.

  7. Gustavo on

    Pessoal

    Estou com o mesmo problema com meu VGN-SR150A, e amanhã estou indo no PROCOM, pois mesmo eu tendo meu note a somente 8 meses (sendo que a 6 estou com ele parado por problemas nos DVDs de restauração que foram gerados pelo software da sony), a sony diz q nao tem em estoque os dvd’s de restauração.

    Nao recomendo sony pra ninguém. E HP, só se comprado no Brasil, pois os de fora a HP nao dá assistencia técnica.

    Abraço

  8. Alexandra on

    Boa noite, preciso comprar acessórios para celular Vaio MP9 N1000, onde encontro ? como, cabo usb, fone de ouvido, cartão de memória, por favor, aguardo resposta rugente

  9. Claudia on

    Boa noite,

    Tenho os mesmos problemas de configuração da tal partição de recovery. Estou indignada com a Sony, pois não consigo usar o noteboook há dez meses e eles me sugeriram retirar o meu notebook em casa e enviar a uma assistência sabe-se lá onde em SP. Detalhe: EU é quem tenho que assinar uma declaração de que estou entregando a máquina, mas eles não fornecem nenhuma garantia de que estou entregando para reparos. Nem pensar. Vou ao Procon.

  10. Paula on

    Gostaria que me informassem se é possivel duplicar a memória de um netbook sony vaio para 2GB, com 250GB memória e onde me devo dirigir para o fazer, bem como o custo que isso acarrecta.
    Paula

  11. Luciana Oliveira on

    Bom Dia !
    Tenho um celular da Vaio e preciso tirar uma duvida ele so esta funcionando no viva voz e preciso de um suporte

  12. yore on

    Primeiramente,meu computador perdeu o Windows Vista e a partição de recuperação e não consegui nunca mais recuperar o conteúdo original,pois o suporte da sony é lastimável.Liguei 5 vezes para o pessoal me mandar pagar mais R$150,00 pelos CDs de recuperação (de terceiros). Isso depois de,na época,há 2 anos e 9 meses ter pago R$5000,00 esperando não ter dor de cabeça.Agora tenho um notebook com bateria que dura 15”, display com uma coluna queimada e uma saída de vídeo queimada.Sony nunca mais. E mais, Os drivers que encontrei nunca fizeram meio vaio funcionar 100%.

  13. Rocheli on

    eu mandei meu not para o conserto de cascavel pr para curitiba e já faz tempo que to esperando pra eles me mandarem preciso de um auxilio
    por que eu to indo no procon pra ver meus direitos de cumsumidor

  14. Danilson Sanches Correia on

    O meu PC vaio tem problemas de recuperação de sistema.Tem problemas de gravação de DVDs e CDs.comprei no ano 2006.e Windows Xp. Queria que vocês envia me endereço como posso enviar para reparação.


Deixe um comentário

