Primeiros problemas com o Vista. winload.exe

DSC02386

No primeiro dia de uso do meu Notebook também tive o meu primeiro dia de problemas…

Eu não estava acostumado com o Windows Vista. Nem sequer conhecia direito o sistema. Mas não esperava que ele fosse dar problema no logo no primeiro dia.

Aconteceu depois que eu fiz o Windows Update. Ele pediu para eu reiniciar a máquina para que as atualizações tivessem efeito. Eu atualizei, e a única coisa que eu recebi foi essa tela preta, nada amigável. E nada animadora..

Arquivo: /Windows/System32/winload.exe
Status: 0xC0000000F
Informações: A entrada selecionada não pode ser carregada, porque o aplicativo está ausente ou corrompido.

Ele sugeria fazer uma limpeza da memória. Eu fiz, mas não resultou em nada.

Ele sugeria utilizar o “reparar” do disco de segurança. Como eu não tinha disco nenhum (não recebi nenhum disco com o computador), eu fiquei sem saber o que fazer. Resolvi procurar na internet à respeito. Ainda bem que ainda tinha meu outro notebook!

Depois de muitas buscas encontrei esse fórum aqui. No último post, o rapaz explica que basta inicializar o computador com o disco de recuperação, cair no prompt, e copiar o arquivo de c:\windows\system32\boot para c:\windows\system32 para resolver o problema.

Mas como fazer isso se eu não tinha disco de recuperação?

Abri o armário, peguei meu Ubuntu, e fiz um boot pelo CD. Montei a partição do windows e fiz a cópia por lá, pelo Linux.

DSC02387

E não é que deu certo? O arquivo não estava presente na pasta c:\windows\system32. Bastou copiá-lo para lá e o windows voltou ao normal.

Um defeito, para mim, inaceitável em qualquer sistema operacional.

Enfim, depois conversando com o atendente da FNAC e lendo o manual eu encontrei o tal disco de reparação: Você deve entrar no help do windows e gravar o seus próprios DVDs (2 DVDs, ou 1 DVD Dual Layer). Além disso existe uma partição no HD que ocupa uns 7 GB que guarda as informações do sistema operacional, caso você queira restaurar o seu computador à como ele veio da fábrica.

Na dúvida, já criei meus DVDs, e agora já conheço a partição de restauração.

Ainda bem… porque esse viria a ser o primeiro de mais alguns problemas que eu enfrentaria na minha migração para o Windows Vista.

22 comments so far

  1. Leandro on

    Hahahaha. A sorte que achei isso, estou no sistema ubuntu com live cd, rsrsrs. estava tentando recuperar o winxp problema no kernel32.dll ai resolvi instalar o vista e da esse problema, mais vlw mesmo agora vou reniciar e ver se vai dar certo.

  2. Leandro on

    Hahaha. Voltei pelo vista. A cópia do arquivo deu certo mesmo. Que flaha do sistema heim. Agora pq acontece isso?

  3. Toledo on

    Oi Leandro!

    Fico feliz em ter ajudado. No meu caso, não aconteceu na instalação da Vista, e sim numa atualização do Vista que já veio instalado no notebook quando eu o comprei.

    Sinceramente, o Vista é um sistema operacional muito legal, mas sucetível à esses erros inexplicáveis. Vai entender.

    Recentemente tenho usado o Ubuntu como sistema operacional principal, e o Vista fica instalado para a minha namorada usar..

    Já que você tentou o Live CD, tente dar uma chance para o Ubuntu. A curva de aprendizado é um pouco íngreme, mas depois você não vai querer voltar.

    Abraços,
    Toledo (Dui)

  4. Madson Lyne de Almeida on

    Cara, muito obrigado, pensar que uma besteira dessas resolve um problemao, que e so tava vendo solucao em formatar…. vlw pela dica… Brigadao…..

  5. Luis on

    oi eu estou tendo o mesmo problema que voce só que quando eu faço isso que voce sugeriu o computador diz que não reconhece o disco rigido nem com ubuntu nem com outro S.O

    Assim como o seu o meu computador não trouxe cd de restauração

  6. Marcos Toledo on

    Oi Luis,

    Se ele não reconhece o disco rígido nem com ubuntu, então talvez algo tenha acontecido com o seu HD. Sinceramente, não sei se é esse mesmo o caso e não sei como te ajudar.

    Talvez nesse caso seja melhor você levar seu computador à um técnico.

  7. Sidney Praxedes on

    Isso acabou de acontecer comigo também. Tenho o Vista Home Premium e quando tentei instalar o service Pack 1 deu erro e tive o mesmo problema. Este tópico me salvou. No meu caso eu uso no mesmo computador o openSuse 11, então foi só entrar na pasta do windows e copiar o arquivo para o devido lugar.

    Deu certo mas ainda não consigo acreditar q um erro desse possa acontecer com um sistema operacional comercial.

    Recomendo a quem queira usar o Windoews Vista como sistema operacional principal ter pelo menos um Live Cd de algum Linux, pois para erros desse tipo é mais fácil corrigir pelo Linux q pelo DVD do Windows (q no meu caso não funcionou a recuparação).

    É isso. Obrigado pelo tópico.

  8. Marcos Toledo on

    Eu também acho um absurdo que algo trivial assim aconteça com um sistema operacional comercial apenas como consequência de um update. Mas ele não acontece em todos os casos: Meu cunhado tem um computador idêntico ao meu, e o update dele foi feito sem problemas.

    De qualquer forma, gostaria de reforçar a recomendação de ter um Live CD para que as pessoas possam fazer esse tipo de correção caso algo aconteça com o Sistema Operacional principal. 🙂

    Abraços,

  9. Luiz Pena on

    Para resolver este problema, executei os seguintes comandos no modo de recuperação (Vista / Win2k8):

    c:\windows\system32\bcdedit /set {default} device partition=c:
    c:\windows\system32\bcdedit /set {default} osdevice partition=c:
    c:\windows\system32\bcdedit /set {bootmgr} device partition=c:

  10. Tiago Brazil on

    GRRRRRRRRRRRRRRRRRR

    Desliguei o PC da tomada sem querer enquanto ele se desligava e deu nisso!!!
    Até consegui reinstalar tudo, mas depois do Update dava a tranquera!!!

    Salve salve meus amigos e muito obrigado por existirem!!

  11. alex on

    ae galera so meio novo nessas coisas

    como que eu faco pra copiar esse arquivo no prompt?
    mostra passo a passso por favor?

    valeu

  12. Tiago Lima on

    Ainda bem que achei este blog com esta ajuda, eu jah tinha ateh aberto o meu notebook pensando que fosse problema no HD, desconectei, conectei de novo, mas o problema continuou. Então, por favor se puderem me ajudar me explicando direito como resolver este problema, eu tô baixando o ubuntu e vou fazer o que vc fez no seu note, eu não entendi muito bem a parte depois de fazer boot pelo cd do ubuntu, se vc puder me ajudar mandando um e-mail ou me adicionando no msn, ficarei muito grato.
    desde jah obrigado pela atenção.

  13. Toledo on

    Oi Tiago!

    Bom, queime o seu CD do ubuntu e inicie seu computador com ele no drive. Escolha a opcao “Usar o ubuntu” (ou algo assim, é a primeira opcao) e espere a inicializacao até que vc caia no desktop do Ubuntu.

    Entao, no canto superior direito, clique em Applications > Acessories > Terminal

    Dentro do shell, digite

    cp /host/windows/system32/boot/winload.exe /host/windows/system32

    assumindo que o Ubuntu tenha conseguido montar sua particao do windows corretamente no /host, é só isso que é preciso.

    Caso contrário, encontre primeiro uma forma de montar sua particao do windows no ubuntu, e depois copie o arquivo winload.exe de windows/system32/boot para windows/system32

    Espero ter ajudado

    []s
    Toledo

  14. Tiago Lima on

    Toledo, muito obrigado por responder, vou fazer isso agora. Tomara que dê certo.

  15. Tiago Lima on

    Toledo, eu coloquei o cd do ubunto, fiz boot por ele, selecionei a opção que vc falou, mas o linux não inicia, aparece a tela do ubuntu carregando, mas daí aparece uma tela com um monte de números e a palavra “error” um monte de vezes, não sei qual é esse erro. se vc tiver outro caminho pra resolver esse problema me fala por favor.
    Obrigado.
    Tiago.

  16. Toledo on

    Hmm.. bom, não sei se posso mais te ajudar.

    Tenta um dos caminhos descritos nos comentários através do cd de recuperacao do windows.

    vc só precisa conseguir encontrar alguma maneira de chegar ao prompt na sua máquina, para poder copiar seu arquivo da pasta system32/boot para system32. Qualquer maneira através da qual vc conseguir isso é suficiente

  17. Mário M on

    Olá! Gostei do post, mas tenho uma dúvida. Instalei o Ubuntu em um Pen Drive e consigo fazer o boot por ele. Funciona normalmente, entretanto, não consigo montar a unidade c:. Tem alguma forma de monta-la, mesmo forçando não consigo. Acredito que o problema é o NTFS, pois quando tentei montar consegui ver o arquivo e parte das pastas, mas não consigo abrir :/windows/system32. Vc tem alguma idéia do que posso fazer. Preciso desesperadamente de uma solução. Me ajude.

    Abraços, Mário

  18. mtoledo on

    Não faço idéia do que pode ser. Embora eu não imagine que haja diferenças entre a versão do live cd e a do USB que você possui, eu não tive nehum problema montando e alterando minha partição windows. Que aliás, também é NTFS, então não deve ser esse o problema relacionado.

    []s!
    Toledo

  19. Tico on

    Essas dicas sao muito boas,vleu! vou deixar uma ajuda aqui tb que achei pesquisando, pode ser que ajude alguem.
    Segue os links:

    http://blogs.techrepublic.com.com/window-on-windows/?p=622%22%5D

    http://neosmart.net/blog/2008/windows-vista-recovery-disc-download/

    []s

  20. Marianna Barbosa on

    Nossa, estou a tarde toda tentando restaurar um HD e só achei a dica aqui! Pode parecer bobagem mas agradeço muito!!
    Minha sorte é que tinha o disco de intalação 🙂

    Abçs

  21. Sandro on

    Bom Dia.
    Espero que estes post seja util pra mim,
    estou com os mesmos problemas mencionados,
    nos post…
    tomare que der certo,
    Flw, Abração !

  22. Simone Zelaquett on

    Gostaria de agradecer pela informação que você compartilhou aqui no blog. Dou parabéns pela iniciativa!! Valeu mesmo!!


Deixe um comentário

