Exame de Reciclagem da Auto-Escola!

placa-de-transito.jpg
Hoje eu fui fazer a prova de reciclagem que é obrigatória para as pessoas que tiveram as suas carteiras suspensas.

A prova custa R$ 150,00. Além disso, também há o preço do estudo, em que você pode optar as seguintes formas:

  • Fazer um curso de 6 dias, por R$ 150,00
  • Pegar as apostilas e estudar em casa, por R$ 25,00
  • Pegar uma senha para ter acesso às apostilas na internet, por R$ 4,00

No final, eu optei por fazer a prova sem estudar. Foi uma forma de exercitar o fato de que eu já fiz os cursos de habilitação, e portanto deveria ter aquele conhecimento, e também pelo fato de que tive minha carteira apreendida injustamente, e portanto deveria estar apto à dirigir. Se deveria estar apto à dirigir, deveria poder ser aprovado na prova sem estudar 🙂

A prova possuí 30 questões de múltipla escolha. É preciso acertar 21 para ser aprovado. Com um pouquinho de desconforto de realizar a prova sem estudar (e arriscando desembolsar R$ 150,00 à toa), eu fui para a sala da prova.

A prova é eletrônica, toda feita pelo computador. Na sala da prova, uma webcam manda as suas imagens para um fiscal do DETRAN, o que assegura que não haja fraude na realização da prova, muito legal 🙂 Além disso, você deve deixar suas 2 mãos visíveis na webcam, e não pode deixar a sala da prova antes de finalizá-la.

Apesar de algumas questões que não poderiam ser resolvidas de forma intuitiva, exigindo o conhecimento, como por exemplo: “Qual a sigla que simboliza a licença para dirigir ônibus: A, B, C, D ou E?”, outras eram mais intuitivas.

Outras iniciativas interessantes é que a lista de presença das aulas é feita através de um leitor biométrico: O aluno tem que colocar o dedo lá antes do início da aula, e colocar denovo após o término, ou a sua presença não conta. Animal!

No final, acertei 25 questões das 30 (errei por exemplo a questão acima), e estou pronto para pegar a minha carteira suspensa devolta, no dia 7 de Março! 🙂

Mal posso esperar!

(À propósito, a resposta para a pergunta anterior é “D”)

(Ah, outra coisa: A placa de trânsito da foto acima não existe. Errr… não deveria existir)

12 comments so far

  1. lenita paiva pires de oliveira on

    quero aprende 4

  2. Rodrigo on

    Eu tb tive minha carteira suspensa por pontos, liguei na auto-escola e me informaram que eu não posso fazer lá..
    só junto ao Detran.
    =/

  3. farley pitter on

    eu tive a cnh tambem apreendida fiz aprova e nao passei
    vouy tentar de novo e vou passar agora eu vou estudar

  4. M.D. on

    Bacana, bem explicativo o texto!

  5. Ernesto Sampaio Neto on

    Preciso fazer a recliclagem por ond começo.
    9 7466 9657

    • Lucas Yazaky on

      Em primeiro lugar , você precisa ver se a sua habilitação esta venc;. se não estiver vá em uma auto escola do bairro onde vcê mora e peça o end- do local que a escola envia a pessoal para fazer o C.F.C. chegando lá é só entregar o papel de ancamiamento que o detran lhe deu, aí você escolhe a opçaõ.

  6. André1 on

    A melhor prova que tem para fazer e dirigir dentro da lei , pq com esse monte de radares e só ferro no cidadão que dirige errado !

  7. Fernando Jayzinha on

    muito bom o texto acima muito obrigado, pois eu fez o curso de reciclagem agora no tocantins porque a minha cnh e de la e eu tive de paga 450 reais fui obrigado a ter de fazer o curso si nao eles nao mim deixava eu fazer aprova, eu nao sabia que eu teria de pagar aprova tambem, mais foi muito bom eu ter mim enformado pelo aqui obrigado

  8. antonio cesar moraes miranda on

    minha cnh tava no foro eu ja peguei ela.e esta vencida desde 01.04.2014 eu ainda tenho que cumprir suspensão do Detran.pois o detran daqui da minha cidade mandou eu procura o bloco 6 em goiania mais não enforma si tenho mais suspensão ou si vo fazer reciclagem

  9. Amanda on

    Você se lembra quais as demais questões ? Estou apreensiva se puder me ajudar meu whats 13974062658

  10. David Ferreira on

    apos ter feito a prova e ter passado no teste, quanto tempo levou para pegar a CNH novamente?

  11. Sebastião Francisco alves on

    Oi boa noite o Detran mandou uma carta pra min entrega minha habilitação o que eu devo fazer sou taxista não posso para o que devo fazer min de uma solução


Deixe um comentário

